Rua Gonçalves Dias, 89 / Grupo 710 | Centro - Rio de Janeiro RJ
Tel.: (21) 2224-0200 | (21) 9 9985-7343  consultoria@governanca.com

Quem somos   Serviços   Eventos   Publicações   Fale Conosco
 

Artigos
A Governança e a qualidade no atendimento e na prestação de serviços nos hoteis
Relacionamento com os hóspedes
Arrumação de apartamento (UH) ocupado

Imprensa
Entrevista com Francesco Carli, chefe de cozinha do Restaurante Cipriani, do Hotel Copacabana Palace
Entrevista com Collete Lupu Pico, ex-governanta



 

Segurança no processo de arrumação de um apartamento ocupado

E recomendado e normalmente praticado na arrumação, sempre que for feita sem a presença do hóspede, que a arrumadeira mantenha o carrinho na porta do apto, fechando o acesso. Porém, a porta deve ficar sempre aberta durante a arrumação do apto. Caso o hóspede chegue na hora da arrumação, por medida de segurança, ele deve ser identificado pelo nome e a arrumadeira deve conferir, no relatório de tarefas, se o nome confere.

- Recomenda-se à camareira nunca trabalhar com o hóspede dentro do apto com a porta fechada, pois estará dando margem para possíveis mal entendidos.

- Manter o sigilo sobre os hóspedes, jamais revelando o nome deles. Para isso ela deve manter o seu relatório de tarefas, onde constam os nomes, fora do alcance de terceiros.

A camareira deve observar as necessidades implícitas

A eficiência nas tarefas rotineiras é fundamental, porém a atenção a outros detalhes mostrará que o trabalho da camareira é muito eficiente. Vamos ver alguns destes detalhes: A percepção é muito importante por parte da arrumadeira ao arrumar o apto, ela deve ficar atenta aos detalhes da ocupação do apartamento.

- Ao visualizar que hospede está com excesso de roupas sem cabides, recomendamos antecipar-se a necessidade do hospede, providenciando mais cabides para o apto.

- Caso constate que hospede dobrou cobertor para usá-lo como travesseiro, significa que o cliente necessita mais travesseiro.

- Observar a rotina de horário dos hóspedes e encontrar o melhor momento para a arrumação do quarto. Clientes com crianças, normalmente tem horários diferentes, e o melhor é fazer a arrumação na ausência deles.